azulejos sao luis

Azulejos típicos portugueses

Não é apenas fora do Brasil que o Walk and Talk entrevista pessoas e tenta descobrir suas motivações, também fazemos nosso trabalho pelo país e com o maior prazer. Agora que estamos de volta, aproveitamos nossos deslocamentos quando temos alguma palestra ou workshop para conhecer regiões que não tivemos oportunidade de visitar.

alcantara walk and talk

Frutas e legumes na ilha de Alcântara

E dessa vez foi no Maranhão que as portas se abriram. A convite da AIESEC fomos participar do São Luís Youth To Business Forum, com uma palestra que aconteceu na Universidade Federal do Maranhão.

Logo na chegada ao aeroporto, fomos recebidos pelo calor daquela terra e também pelo pessoal da AIESEC como se estivéssemos reencontrando velhos amigos. De lá fomos direto para a pousada Portas da Amazônia, um lugar incrível com uma decoração pra lá de especial. Fizemos o check-in, a vontade era de permanecer na pousada de tão agradável que era o ambiente e de tão bacanas que eram os quartos, mas tínhamos que conhecer a região. Deixamos nossas bagagens e fomos primeiro explorar os arredores do centro histórico, curtindo a paisagem antiga. Como já era meio de tarde e não tínhamos almoçado a meta era buscar por um restaurante de comida típica, é claro!

[column_one_third] [image]http://walkandtalk.com.br/oquetemotiva/wp-content/uploads/2013/11/IMG_0040-2.jpg[/image] [/column_one_third] [column_one_third] [image]http://walkandtalk.com.br/oquetemotiva/wp-content/uploads/2013/11/IMG_9977.jpg[/image] [/column_one_third] [column_one_third] [image]http://walkandtalk.com.br/oquetemotiva/wp-content/uploads/2013/11/IMG_0039-2.jpg[/image] [/column_one_third]

E foi perto da nossa hospedagem que encontramos um paraíso gastronômico. Comidas com azeite de dendê e folhas de coentro, experimentamos a famosa torta de camarão, o arroz de cuxá e várias outras iguarias maranhenses. Nós paulistas que somos, fomos levados à loucura com esses gostos que consideramos exóticos. A Luah sempre diz tem alma de Bahiana, além do sol e do calor ama a comida da Bahia e também do nordeste em geral.
[column_one_half]

[image]http://walkandtalk.com.br/oquetemotiva/wp-content/uploads/2013/11/camaroes-sao-luis.jpg[/image] Camarões secos

[/column_one_half]

[column_one_half] [image]http://walkandtalk.com.br/oquetemotiva/wp-content/uploads/2013/11/cais-sao-luis.jpg[/image] São Luís vista do barco para Alcântara
[/column_one_half]

Nos dias que se seguiram continuamos nos deliciando por todos os lugares que passamos. Aproveitamos para conhecer Alcântara, com uma riqueza arquitetônica que nem tínhamos noção que pudesse estar lá. Muito nos lembrou Colônia do Sacramento no Uruguay, porém com maior número de construções. Azulejos típicos originais estampam casarões, cada um com sua história rica em detalhes. As cores brotam na paisagem, combinando com o verde dos coqueiros e a vista longínqua da ilha de São Luís. Não comento sobre a cor da água pois ora ela está ora não, São Luís está numa região em que um fenômeno incrível acontece; as marés mudam e quilômetros por onde havia água e se podia navegar, tornam-se um lamaçal sem fim. O curioso é que não tem hora certa para o fenômeno acontecer, por vezes à noite é maré baixa, por vezes é pelo dia, por vezes de manhã e por vezes à tarde. Isso por si só já é um grande espetáculo, e algo único talvez no mundo. Alcântara possui também uma base de lançamento de foguetes, existe um museu na cidade que explica as atividades e contém réplicas de alguns dos principais foguetes lançados,  porém não é permitida a visita à base.

Outros destinos que visitamos foram São José de Ribamar e as “Fronhas Maranhenses” uma clara alusão aos famosos lençóis porém em menor proporção mas talvez igual beleza.

[column_one_half] [image]http://walkandtalk.com.br/oquetemotiva/wp-content/uploads/2013/11/fronhas-maranhenses.jpg[/image] [/column_one_half] [column_one_half] [image]http://walkandtalk.com.br/oquetemotiva/wp-content/uploads/2013/11/walk-and-talk.jpg[/image] [/column_one_half]

No caminho paramos em comunidades que vivem da renda, literalmente da renda (aquele tipo de costura ou bordado – homens não sabem explicar muito bem o que é isso… rsrsrs)

[column_one_half] [image]http://walkandtalk.com.br/oquetemotiva/wp-content/uploads/2013/11/rendas-maranhao-1.jpg[/image] [/column_one_half] [column_one_half] [image]http://walkandtalk.com.br/oquetemotiva/wp-content/uploads/2013/11/rendas-maranhao.jpg[/image] [/column_one_half]

Infelizmente não tivemos tempo suficiente para visitar os lençóis, essa vai ficar para uma próxima oportunidade que certamente teremos. As fronhas já são lindas, em alguns momentos parecia que  estávamos num deserto, mas quando se via o mar criava-se um contraste que é uma loucura, o rio que está do outro lado também sofre com o fenômeno das marés e quando ela está esvaziando uma forte correnteza começa.

Foi sem dúvida uma linda experiência visitar São José de Ribamar, vimos a igreja que leva o nome da cidade e de onde rezam várias lendas sobre sua construção e sobre o fato de estar virada “de frente” para o mar e “de costas” para a cidade.

Nesses deslocamentos descobrimos histórias surpreendentes, como a do Pirata, um cidadão que vive dentro de um fusca na praia do Calhao e vive de suas performances como mágico e dançarino, mas essa em especial contamos numa próxima matéria.

pirata-sao-luis-walk-and-talk

Nosso último dia no Maranhão foi o dia da Palestra, que foi muito bacana. Podemos dizer que fechamos com chave de ouro pois o contato que tivemos com o pessoal que organizou o evento e com o público que assistiu à palestra foi super positivo.

[column_one_half] [image]http://walkandtalk.com.br/oquetemotiva/wp-content/uploads/2013/11/palestra-walk-and-talk-sao-luis-2.png[/image] [/column_one_half] [column_one_half] [image]http://walkandtalk.com.br/oquetemotiva/wp-content/uploads/2013/11/palestra-walk-and-talk-sao-luis-1.png[/image] [/column_one_half] [column_one_half] [image]http://walkandtalk.com.br/oquetemotiva/wp-content/uploads/2013/11/palestra-walk-and-talk-sao-luis.png[/image] [/column_one_half] [column_one_half] [image]http://walkandtalk.com.br/oquetemotiva/wp-content/uploads/2013/11/danilo-e-luah-palestra-walk-and-talk.jpg[/image] [/column_one_half]

texto e fotos Danilo España

No Comment

Comments are closed.

You may also like