O Perú tem uma produção enorme de milho, não apenas o tradicional milho amarelinho que temos no Brasil, por aqui são 52 espécies conhecidas, depois de anos de cultivo e desenvolvimento de sementes híbridas. Sabe-se que o milho já estava presente por essas bandas desde 2000 a.c.

Mais tarde, no período Inca, os terraços agrícolas foram palco para o evolução desse cultivo. Desenvolveram um método de seleção, onde extraíam a semente dos melhores milhos dos degraus inferiores e os plantavam nos degraus superiores, fazendo o mesmo de degrau em degrau, até alcançar uma produção de excelência, obtendo assim as melhores sementes para um novo plantio.

Hoje existem milhos de várias cores, tamanhos e sabores. Desde amarelo claro, branco, vermelho, preto e até roxo. Desse último é feita uma das bebidas mais tradicionais no país – a Chicha Morada, uma bebida super saudável, cheia de antixoxidantes, é um antiinflamatório natural e ainda ajuda no combate ao câncer de cólon.

Ouvimos falar muito da Chicha de amigos que já tinham vindo para o Perú, mas confesso que não fazia a menor ideia do sabor… e tinha até um pezinho contra.

Esperei o Danilo pedir para provar e ter a certeza de que queria um copo só pra mim! E não é que a bebida é interessante mesmo!! Não sei se fui sugestionada por sua cor, mas senti o sabor de frutas vermelhas, só faltou uma cachacinha para transformar a Chicha em uma bela caipirinha. Mas como estamos no mundo “del Inca” e por aqui a caipirinha não tem vez, fiquei com a Chicha em sua forma tradicional. Deliciosa! Feita com o milho de cor roxa escura que comentei, misturado com diversos ingredientes e ao final batido no liquidificador. Existem Chichas mais bem feitas do que outras. Para aqueles que vierem ao Perú, bacana provar mais de uma vez, a mais encorpada e que leva todos os ingredientes da receita original (logo abaixo) são as melhores.

O Perú é mesmo um país para se desfrutar com os 5 sentidos. Os sabores aqui são muito ricos e diversos. Achei legal colocar a receita da Chica Morada pra mostrar os ingredientes dessa iguaria peruana:

1 kg de milho roxo (maiz morado)

cascas de um abacaxi maduro e/ou de 2 maçãs verdes

5 cravos

2 paus de canela

4 litros de água

suco de 3 a 4 limões

1 xícara (chá) de açúcar mascavo

Colocar em uma panela grande e funda a água, o milho, as cascas de abacaxi e/ou as cascas das maçãs, os cravos e os paus de canela. Deixar ferver de 45 minutos a uma hora. Quando os grãos de milho começarem a abrir, retirar do fogo e deixar esfriar. Depois de frio coar o líquido e adicionar o açúcar e o suco de limão. Servir bem gelado.

Obs: o milho roxo pode ser encontrado na feira boliviana em São Paulo na Praça Kantuta, no Pari. (Receita do Blog Rosmarino e outros temperos).

E um brinde a todos!

No Comment

Comments are closed.

You may also like