Amigos, cuidado ao viajar para o exterior … seu passaporte tem que ter validade mínima de 6 meses na data do embarque, então antes de emitir a passagem, bacana conferir.

Trocamos faz 3 meses nosso passaporte “verdinho” pelo novo passaporte azul válido no MERCOSUL e boa notícia, não passamos mais do que meia hora na Policia Federal !! Mas esse tempo pode aumentar muito … valem então algumas DICAS para agilizar o atendimento:

1 – Entre no site da Policia Federal: http://www.dpf.gov.br/ – sessão passaportes, para obter as infos sobre documentos necessários e taxas a pagar.
2 – O site pede que você escolha um local e horário para entrega de seus documentos … passamos 2 meses tentando um agendamento e não encontrávamos disponibilidade em nenhum dos postos próximos em SP. Resolvemos nos apresentar direto na sede da Policia Federal na Lapa (R . Hugo D’Antola, 95) que possui um sistema de encaixe, basta procurar a fila certa. Foi a melhor coisa que fizemos !!
3 – Para não perder tempo na fila FUJA da hora do almoço e final do dia, as filas são homéricas !!
4 – Se puder escolher dias úteis entre feriados perfeito, esses dias são bem mais vazios.
5 – Os estacionamentos ao redor da PF são um assalto, se procurar com atenção e der sorte conseguirá uma vaguinha bacana na Rua Ricardo Cavatton , que é exatamente a travessa da Marginal Tietê que dá acesso a Hugo D’Antola.
6 – Levar todos os documentos preenchidos e guia previamente paga para facilitar.
7 – Nosso passaporte ficou pronto em 1 semana. Atenção na retirada: você tem que estar presente pessoalmente ou enviar alguém munido de procuração assinada em cartório. A retirada tem uma fila que muitas vezes é mais demorada do que a fila da entrega dos docs, use então as mesmas regras do item 3.
8 – Hoje em dia não precisamos mais daquela foto antiga padrão “passaporte”, a Policia Federal se encarrega de tirar uma foto digital no momento da entrega da papelada. Não perca seu tempo com isso !!

E a melhor novidade: hoje podemos SORRIR no momento da foto, melhorando aquele ar forçado e tétrico das fotos típicas de passaporte.

O Walk and Talk, na onda da motivação propõe o movimento: “SORRIA NA FOTO !”

Imaginem todos os brasileiros sorrindo no passaporte … que belo cartão de visita hein ?!

Por Luah Galvão

No Comment

You can post first response comment.

Leave A Comment

Please enter your name. Please enter an valid email address. Please enter message.

You may also like