Antes de partir para o Caminho esperávamos encontrar diversas pessoas peregrinando por motivos religiosos, mais especificamente católicos ou cristãos. Mas para nossa surpresa não foi bem o que aconteceu, o número de pessoas que nos disse estar percorrendo o Caminho por esses motivos foi pequeno.

Conversamos com muitos que estavam em busca de se conhecer melhor, de empenhar um tempo para pensar na vida, relaxar a mente e resolver questões pessoais. Momentos difíceis e decisões importantes de carreira também eram alvo das reflexões no Caminho. Rever o casamento, os relacionamentos, as mudanças de atitude e posicionamento eram mais alguns dos motivos que protagonizaram nossas discussões.

Muitos espanhóis, principalmente, nos disseram estar por lá para entrar em contato com a natureza e pelo prazer de fazer esporte ou praticar exercício físico. Relativamente poucos nos disseram estar em busca de autoconhecimento ou para viver uma experiência relacionada à busca espiritual, o que muitos brasileiros nos confessaram ser motivos importantes de estarem lá.

Agradecer por uma conquista na vida, pela cura de uma doença da própria pessoa ou de alguém da família foram também motivos bastante recorrentes. Encontramos uma moça que estava buscando a cura de seu câncer caminhando sem um fio de cabelo, mas com força, alegria e determinação.

Descobrimos e vimos com nossos próprios olhos o poder da fé, mesmo que não esteja ligada à religião. A fé em latu sensu, a fé de que somos capazes de nos superar, de vencer um obstáculo na vida, a fé em aprender, crescer e evoluir. A escolha de entrevistar pessoas sobre superação teve tudo a ver com o Caminho, ele é realmente o cenário perfeito para essa discussão pois a palavra SUPERAÇÃO realmente toma vida na experiência de todos que se aventuram a peregrinar, independente dos motivos.

Os motivos que citamos contemplam quase todas as respostas que ouvimos dos estavam percorrendo o Caminho, porém cada um com sua história rica e única. Peregrinar foi para nós uma lição de vida, de fé, de amor, de generosidade, de busca por evoluir e encontrar cada vez mais propósito para a vida. O Caminho coloca mente e corpo em sintonia, cria o ambiente perfeito para tratar dos assuntos que cada um precisa resolver. E ele só pede uma coisa, pede para que estejamos abertos aos seus sinais, pois dizem só assim o Caminho fala com você!

Ultreya!

No Comment

Comments are closed.

You may also like