11351231_913097575379891_7720005016588599620_n

Encontramos um espaço super diferente, ou melhor, uma praça batizada como Piazza dei Libri (Praça do Livro). O nome já diz muito, mas o lugar na costa Siciliana reserva algumas peculiaridades.
De cara algo saltou aos olhos: o espaço foi construído pela própria comunidade que resolveu transformar um local pouco utilizado em um local com propósito.

Pallets formam mesas, pneus empilhados formam vasos, livros pendurados nas árvores decoram e uma infinidade de cores dão vida ao ambiente, estimulando um mergulho no mundo das histórias e dos contos.
O propósito da Praça é promover o intercâmbio cultural e tudo começa pelo que chamam de “crossing-books”, ou troca de livros. A comunidade é convidada a deixar textos, livros e jornais já lidos para que o próximo possa desfrutar, com uma diferença interessante: é estimulado que o leitor deixe um bilhetinho com um comentário, uma frase que resuma o contexto, um trecho, enfim, algo que possa chamar atenção do próximo leitor sobre a obra.

1908126_913098638713118_1406890655974418389_n

Mas onde são mantidas todas as obras deixadas?! Em um espaço chamado Gammazita, que está sempre aberto, é gratuito e fica na própria Praça. A Gammazita é uma associação que não pretende fazer frente à nenhuma biblioteca mas sim servir como um acervo complementar para o público da cidade.
E as ações de longe param por aí, a Piazza dei Libri se tornou um grande laboratório de interação social, compartilhamento e confrontos criativos. Hoje é palco de uma série de atividades e eventos, desde leituras dramáticas, palestras e workshops com autores, dia de troca de poesias, saraus e até encontros gastronômicos.

Os esforços para melhoria dos espaços públicos tem se tornado mais frequentes a cada dia. Pessoas comuns, grupos ou comunidades colocam a mão na massa fazendo jus à vontade de viver em um mundo melhor. Repensar espaços, estimulando de forma saudável a convivência e o compartilhamento é um movimento fantástico que literalmente está ocupando as ruas. E que venham mais Piazzas como essa, um modelo super bem vindo em qualquer lugar do planeta!

*Fotos Web

No Comment

Comments are closed.

You may also like