Walk and Talk | O que te motiva?

Seus 5 sentidos te motivam?

Visão, Olfato, Tato, Paladar e Audição influenciam nosso humor e também a nossa motivação, abrangem a classificação mais comum e primordial de nossos sentidos, apesar de muitos afirmarem que há mais do que apenas 5 sentidos.

Esperamos chegar na Índia para falar sobre alguns tópicos muito importantes quando o assunto é “Motivação baseada nos cinco sentidos”.

A nossa chegada ao país foi surpreendente, o aeroporto internacional de Nova Deli é de cair o queixo com ligação para estação de metro, além de conexão expressa com a estação central da cidade, de onde partem trens para diversos destinos do país. Tudo super limpo e conservado nos deixou animados, mas foi só sair da estação de metro para emergir no caos da cidade e aí nossos cinco sentidos começaram a ser afetados negativamente.

A Índia é reconhecidamente um local onde a sujeira tem seu lugar garantido, contribuindo também para a poluição visual. Terrenos, ruas e calçadas são forrados de todos os tipos de dejetos e embalagens, ficamos assustados ao ver que as pessoas urinam normalmente pelas ruas, mais um agravante para o olfato, uma vez que os cheiros estranhos espalhados pelo ar aumentam. Em contrapartida a beleza das roupas e cores utilizadas pelas indianas aguça a visão de qualquer um, jóias e bijouterias complementam o conjunto dando vida à cenários que mais lembram filmes de guerra, por incrível que pareça isso não é algo difícil de se ver na parte antiga de Deli.

No quesito audição as grandes cidades geralmente são as campeãs de barulho; buzinas, motores e máquinas emitem ruídos que chegam a afetar nosso estado de espírito. Mas até que ponto somos afetados pelo que nos rodeia? Essa influências podem alterar nosso dia e a nossa motivação completamente. E você, já se perguntou o que está te afetando hoje?

Atualmente há diversos estudos e tratamentos baseados na questão sensorial, alguns feitos por cores, como é o caso da cromoterapia, outros pelo tato, como acupuntura e por aí vai…

“Pense no prazer em degustar um delicioso prato, receber uma ótima massagem, sentir o perfume de uma flor ou assistir a um belo pôr do sol… é inspirador… e assim fica bem claro que o meio sempre nos afeta.”

Acredito que nossa motivação pode ser influenciada sim pelos cinco sentidos e que agradá-los também pode contribuir substancialmente para uma melhoria na qualidade de vida, algo tão buscado nos dias atuais.

A única observação necessária é não confundirmos a inspiração e motivação provindas das nossas interações sensoriais com o hedonismo, que nada mais é do que a busca do prazer com um fim em si próprio. Devemos refletir sobre como os nossos cinco sentidos reagem ao meio em que vivemos e mais uma vez recorrermos ao bom senso para encontrar a dose certa para o bem estar que tanto precisamos.

Por Danilo España

voce sa

...

Comments are closed.