Walk and Talk | O que te motiva?

Pra lá de Marrakesh !!

Fez

Fez

O Marrocos foi um dos lugares mais interessantes e diferentes que passamos em toda a viagem, realmente um mundo à parte. Nesse post vamos fazer uma viagem fotográfica por algumas cidades, pois por mais que tentemos descrever as cenas fica mais gostoso olhar as fotos e sentir um pouco da terra das mil e uma noites. Visitamos algumas das cidades Imperiais, como Marrakesh, Meknes e Fez. Também fomos a Essaouira e Moulay Idris.

blue gate

Começamos a trip por Marrakesh, que não é capital do país e sim Rabat que fica a três horas de carro. Em Marrakesh é obrigatório ir para a Praça El Fna que fica na entrada da Medina (que é a parte muralhada da cidade) quando dizemos obrigatório não é uma ordem ou uma dica, simplesmente é algo inevitável. Nessa parte da cidade as pessoas vivem como a centenas de anos atrás. Em muitas ruas carros não passam, apenas burros e tipos de carrinhos de mão que fazem o transporte dos objetos e mercadorias por toda a medina, que mais parece um enorme labirinto. Às vezes chega a dar um pouco de receio em se enfiar medina adentro, os marroquinos usam uma espécie de manto que tem um gorro, parecem fantasmas às vezes, mas nada nos aconteceu.

Praça El Fna, Marrakesh

Praça El Fna, Marrakesh

Os mais diversos produtos podem ser encontrados, potes de cerâmica onde se cozinha o tradicional Tajine (comida típica do país), doces, garrafas, tapetes, lanternas, esculturas, temperos, sapatos, roupas, artesanato e coisas que nem se pode imaginar.

marrocos

artesanato

Algo curioso que notamos no Marrocos que não sentimos tanto em outros países é que as pessoas mais conservadoras se sentem ofendidas quando estão na mira de uma câmera, elas não gostam de ser fotografadas. Então o negócio é ir falar com elas antes e ver se tudo bem, mesmo assim na maioria das vezes a resposta é NÃO!

marrocos

Conhecemos pessoas incríveis no Marrocos, fizemos bons amigos locais e também de outros países. Os marroquinos nos convidaram às suas casas como em Meknes por exemplo e fizeram um almoço típico delicioso com vários tipos de comida e queriam que esperimentássemos de tudo, o que não foi nada difícil convenhamos…

walkandtalk marrocos

Família que nos recebeu em Meknes e o delicioso almoço que nos ofereceram

Já em Marrakesh, Fayçal, Aziz, Mohamed, Yassine, Amzaourou entre outros foram os responsáveis por conhermos mais do que os turistas normalmente vem. Falamos sobre a cultura local, a força da religião islâmica, anseios para o futuro, inspirações e motivações de vida. Aprendemos lindas lições de humildade, generosidade e educação, eles se esforçarama pra que conhecêssmos mais de sua cultura e que levássemos a mensagem de que eles não são terroristas apenas porque são islâmicos, então está dado o recado, são pessoas normais com emoções, sonhos de vida, muita energia e capacidade intelectual. Inclusive Aziz, organiza toda semana encontros em algum café da cidade via Couch Surfing, um site que possibilita encontro de viajantes no mundo inteiro, (segue link para matéria que escrevemos sobre esse sistema), tudo para aumentar o contato com pessoas de outros países, trocar cultura, conhecimento e idéias.

IMG_0630

A cidade imperial de Fez tem a medina mais diferente por não ser plana, após atravessar o “Portão Azul”, há dois caminhos principais que descem até perder de vista, adentrar a cidade é como mergulhar num outro mundo e para sair dele tem que subir tudo outra vez, no meio de burros, curtumes (lugares específicos para curtir o couro), poços onde tingem tecidos, frutas, legumes, cabeças de cabra e todo aquele mundo de objetos velhos e novos que de tão empoeirados se confundem na avaliação do tempo.

walkandtalk  marrocos

marrocos

Blue Gate – “Portão Azul” em Fez

Paredes com grafismos em árabe e calendários, marcam figuras coloridas que acabam virando arte na paisagem. Os contornos e infinitos detalhes no interior das mesquitas nos leva a uma realidade paralela pois a dedicação para concluir cada parede tem que ser algo realmente divino. Até mesmo os aromas são distintos e misteriosos no Marrocos … aliás a Luah escreveu uma matéria muito interessante exatamente sobre isso, “Motivação dos 5 sentidos – Olfato”.

luah marrocos

marrakesh luah

Esse país é uma verdadeira mistura exótica de cores e sabores, de pessoas fortes, de uma religião forte e de uma história forte. Nossa maior motivação foi descobrir e aprender o máximo que pudemos sobre o que é o Marrocos. Viagem mais do que recomendada!

walkandtalk

marrocos

Por Dan España

...

Comments are closed.