Walk and Talk | O que te motiva?

Pamukkale e o Castelo de Algodão

O país campeão em belezas geográficas nessa viagem até agora certamente é a Turquia. Em nossa última matéria fizemos uma viagem fotográfica pelas cores do país e agora pra continuar falando das belezas da Turquia vamos contar um pouco do que é Pamukkale, um lugar também conhecido como “Castelo de Algodão”.

A caminho da cidade, já encantados com os campos e montanhas, estávamos distraidos curtindo a paisagem quando de repente avistamos uma enorme mancha branca bem ao longe. Foi estranho tentar identificar aquela forma, era um descampado brilhante, algo diferente de tudo que já tínhamos visto. Depois de algumas curvas Pamukkale sumiu do nosso campo de visão. Só a veríamos no dia seguinte pois começava a anoitecer.

Se você nunca ouviu falar desse local pode não estar entendendo coisa alguma, muitos quando vem as fotos pensam que é neve, mas na verdade o que brota do solo junto com a água é calcário, que pouco a pouco vai se depositando e formando inúmeros degraus e piscinas.

O contraste com a paisagem é incrível e não há quem não se deslumbre com o que está diante dos seus olhos. No calor as piscinas podem ser mais aproveitadas e na verdade nem todas elas são naturais, algumas foram construídas pelo homem há muitos anos atrás, o que ajuda a preservar as naturais onde os banhos não são permitidos e geralmente são mais rasas do que as “artificiais”.

Dizem que o banho e a esfoliação feitos com o calcário traz benécies para diversos males e doenças, se isso é veradade ou não, só o tempo vai dizer, mas que faz bem para a alma e para os olhos, isso faz.
Outra coisa muito interessante foi assistir ao “festival” de poses pra fotos enquanto desfrutávamos das piscinas, turistas de todo o mundo queriam levar de lembrança uma imagem do local fazendo sua pose favorita. Foi muito engraçado mesmo!

Além do gigante branco, ficam logo ao lado as ruínas de uma antiga cidade romana chamada Hierápolis, onde há um belíssimo teatro romano, partes bem conservadas das construções e outras piscinas, mas desta vez de águas termais, não de calcário. Vale a muito a pena a visita também a Hierápolis.

Por Danilo España

va de trem EURAIL

...

Comments are closed.