Walk and Talk | O que te motiva?

O tempo não pára !! Você está desperdiçando sua vida ?

Já estamos há mais de nove meses com o pé na estrada, perguntando “o que motiva” as pessoas ao redor do mundo e outro dia escutamos de um cidadão em Istambul (Turquia) chamado Fehmi, uns 42 anos, que seu diamante mais raro era a sua própria vida e que sua maior motivação era aproveitar cada dia como se fosse o último!! Fehmi disse beber e degustar a vida apaixonadamente todos os dias !! “A noção da existência da morte me torna mais forte”, comentou ele … “saber que existe um ponto final me dá mais energia para viver o aqui e agora”. O que deu para perceber é que Fehmi realmente é um tipo que sorri para a vida de forma abundante. O cara tem mesmo brilho no olhar !!

A noção de que a vida não é infinita dá aos Homens um senso de urgência e mostra que a vida pode e deve ser vivida com intesidade e esplendor, já diziam muitos sábios da antiguidade. Sêneca por exemplo, grande pensador, filósofo e político romano viveu no primeiro século depois de Cristo e tinha Sócrates como grande inspiração. Em suas obras e conduta tenta recuperar a ética numa época onde a sociedade atravessava uma enorme crise de valores. Sêneca dizia: “Somente aquele que tem a consciência de como a vida é efêmera, e que a morte a qualquer instante pode chegar, não perde tempo e cultiva a arte de viver e amar a cada dia e não espera pelo amanhã na tola ilusão de que sempre terá tempo. Não há a melhor época para a vida de ninguém, o que existe é a conquista do melhor dia, todos os dias.” (trecho do livro Ócio Criador, trabalho e saúde”- Viktor D. Salis)

Em 1646 Descartes escreve: “Em vez de encontrar os meios de conservar a vida, econtrei um outro meio muito mais fácil e seguro, que é não temer a morte”. E um grande amigo nosso completa:”… ainda não passamos no teste para uma vaga de Deuses, portanto a vida é pra nós finita”.

Portanto, já que temos um ponto final pela frente que tal fazer com que a experiência de estarmos vivos seja aproveitada o melhor possível. Definitivamente não devemos perder nosso precioso tempo fazendo aquilo que não gostamos, desperdiçando nossas verdadeiras habilidades e nos lamentando diariamente pela paralisia nos caminhos errados. Sempre é hora para uma boa revisão de nossas escolhas. Vale a pena lembrar que os caminhos errados sempre se manifestam, e no fundo sempre sabemos quando estamos trilhando aquele que não é nosso!! Se sua caminhada não está a contento, bacana refletir se não é hora de mudar o rumo, afinal temos o livre arbítrio e o controle de nossas vidas. Os dias não voltam assim como as semanas, meses, anos …

E você, como tem aproveitado seu tempo ?

Por Luah Galvão

voce sa

...

Comments are closed.