Walk and Talk | O que te motiva?

Não deixe a Razão cortar as asas da sua Motivação!

Razão Emoção

Muitas pessoas se motivam por atividades perigosas e até mesmo arriscadas, outras se movem pelo desconhecido, pelo novo ou desafiador. Fatores “aparentemente irracionais” podem ser extremanente motivadores, afinal é inegável que existam pessoas aficcionadas por atividades como essas, vide profissões de risco e esportes radicais.

É incrível mas a razão nem sempre prevalece na hora de definir o que nos motiva. Um sentimento, uma vontade ou até mesmo uma sensação podem estar mais próximos da real motivação do que pensamentos racionais e cartesianos.
Tentar encontrar motivação pela lógica, pode ser uma tarefa mais arriscada do que se imagina. Não adianta simplesmente traçar uma meta inteligente, racional e lógica, a vida não é tão “reta” assim. Não devemos esquecer que somos nossos próprios guias e que a razão, um dos inúmeros instrumentos que temos, não nos leva tão longe quanto a imaginação e os sonhos podem levar.

Sendo assim, que tal colocarmos mais atenção em nossas sensações, naquilo que nos sentimos bem enquanto fazemos?! Grandes nomes das ciências e das artes inciaram e persistiram em seus projetos pois tinham paixão naquilo que faziam e em muitos casos inclusive, foram totalmente contra a razão.

Todas as nossas reações estão compreendidas no tempo e não podemos esquecer que o tempo é uma arte, tratá-lo como algo puramente racional e mecânico é contrariar muitas vezes nossa própria natureza. Civilizações muito antigas como a egípcia, a grega e a maia só atingiram um excepcional avanço pois deram o devido valor ao tempo, aos talentos e às atividades executadas com paixão.

Será que o modelo lógico e racional que seguimos é o mais motivador para o nosso corpo e mente? Quando estamos abertos às múltiplas possibilidades a motivação pode ir além do lógico, nos mostrando inúmeros caminhos que talvez nos inspirem e entusiasmem muito mais do que modelos preconcebidos.
Que tal refletir se você sua razão está limitando sua motivação?

Por Danilo España

voce sa

...

Comments are closed.