Walk and Talk | O que te motiva?

Motivação Ilusória: você anda se “iludindo” por aí ??

Faz alguns minutos falei pelo face com um amigo que não via faz tempo e naquele papo … “Como você tá ??” etc … ele responde ” Tô ótimo, tô super bem, suuuperrrr bem mesmo … (tempo) … Mas tô quase infartando, tô tomando lexotan na veia, tô exauto, tô …”

Quando nosso “papo” acabou fiquei pensando … “Quem disse que ele está bemmmm?? Quem foi que convenceu o cara disso??”. Não dá pra estar bem assim !!! Que “motivação” é essa??.

Resolvi escrever sobre esse assunto que está se “alastrando” e tomei a liberdade de apelidar esse tipo de fenômeno como “motivação ilusória”. A “vítima” jura que está maravilhosamente bem mas como vocês puderam ver; não está !! É tudo ilusão !!

Cada dia estão sendo criados mais artifícios que apoiam essa inversão total de valores. O cidadão se mata, despende horas e mais horas extras no trabalho, acumula funções, é cada vez mais cobrado e alguém diz que isso é o que tem que ser feito para alcançar a felicidade, a plenitude e a segurança profissional !!!

Cá entre nós, depois de um infarto o que adiantou trabalhar tanto ??

Mas vamos continuar pois esse é um assunto interessante … cada vez mais as empresas bombardeiam seus colaboradores com uma infindável lista de atividades motivacionais, promocionais, institucionais, jogos, vivências, desafios … vários paliativos que ajudam a manter os ânimos e a ânima em meio a esse dia a dia estressante.

Ops, pera lá … isso é motivação real ?? Esse cara altamente adrenado no ambiente profissional volta pra casa com essa mesma carga de energia ?? O que acontece depois que fecha as portas de sua casa e encontra a sua intimidade ??

Quantos será que tem um encontro marcado com seu lexotan, com a sensação de vazio, com a exaustão absoluta, talvez até com a depressão ??

Será que sua alma realmente comprou esse excesso todo ?? Será que essa dose extra de motivação não é ilusória ?? E como tudo que é artificial, não se mantém!!

Minha lista de amigos medicados regularmente só aumenta e infelizmente só conseguem se manter “em alta”, tomando algumas “bolinhas”…

Será que o excesso extrai realmente o melhor das pessoas ?? Ou será que um dia a dia mais regrado e saudável não traria condições mais favoráveis ao desempenho “perfeito” ??

O que não dá é pra acreditarmos que estar bem é estar com uma lista gigante de problemas físicos e psíquicos. Essa sensação de motivação ilusória, só serve para acobertar nossos problemas e insatisfações e não é o que de fato vai trazer entusiamo para nossas vidas !!

Isso não é só uma reflexão e sim uma provocação pois cada um de nós sabe em que “limite” está. E se você chegou nesse ponto está mais do que na hora de rever valores e conceitos, repensar seus paliativos e questionar sobre o que realmente pra você significa motivação, entusiasmo e bem estar.

Por Luah Galvão

voce sa

...

Comments are closed.