Walk and Talk | O que te motiva?

Meknes, uma pitoresca cidade do marrocos e um lugar de amigos!

Nossa passagem pelo Marrocos foi definitivamente muito especial. Além das maravilhas arquitetônicas das cidades imperiais, muralhas, mesquitas e medinas tivemos contato com o peculiar estilo de vida do marroquino tradicional e fizemos verdadeiras amizades por lá.

O roteiro incluiu Marrakesh, Meknes, Fez, Essaouria e Moulay Idriss.

Meknes, morocco

Meknes, a cidade verde, assim chamada pelos telhados feitos com certo tipo de cerâmica de cor esverdeada que dá um efeito muito especial na paisagem. No meio da tarde com mochilas nas costas, chegamos na cidade sem a menor noção de onde iríamos nos hospedar. Saímos perguntando onde haviam acomodações e nos adentramos nas redondezas da medina em busca de um lugar para passar pelo menos a primeira noite, assim teríamos tempo de achar um lugar mais adequado sem ter que carregar o peso da mochila nas costas enquanto isso.

IMG_2047

Resumo da história, encontramos um local super típico com uma decoração mega estravagante, era tão colorido dentro que chegava a dar tontura, quando o fator de decisão envolve custos reduzidos e um pouco de pressa o negócio é se adaptar. Esse tipo de hotel típico no marrocos tem o nome de Riad, lá deixamos as malas e fomos em direção aos muros da cidade imperial para explorar o interior da medina. Logo que atravessamos a primeira muralha uma grande praça se abriu à nossa frente, não tinha nada de muito especial na praça mas dali se via um outro grande muro, esse era realmente incrível. Quando falamos muros e portões não se trata apenas de um muro ou um portão qualquer, são verdadeiras obras artísticas e arquitetônica de centenas de anos, além do tamanho descomunal, muitas vezes com quilômetros de extensão.

walkandtalk

Riad super colorido

Como ainda estávamos atordoados com as cores do interior do nosso hotel já estávamos de olho em uma segunda opção de hospedagem. Então de dentro dessa mesma praça avistamos uma placa que dizia: Riad Yacout, fomos averiguar se tinham quartos e quais eram os valores.

Um homem chamado Aziz nos recebeu com uma grande simpatia, ao dizer que éramos brasileiros sua fisionomia mudou num repente, vimos a alegria se estampar em seu rosto. Papo vai e papo vem, futebol brasileiro surgiu na conversa como uma verdadeira motivação para Aziz. Ele nos levou para conhecer o Riad e ficamos encantados com o lugar, sabíamos que não era para o nosso bico e fomos descartando a possibilidade de ficar ali, o preço seria bem maior que o nosso “budget”.

IMG_2278

Riad Yacout

Mas como Aziz era o próprio dono e não quis perder cliente, fez um belo desconto num quarto um pouco menor que os outros – ele realmente queria que ficássemos lá. Ele se encantou com o fato de que estávamos viajando pelo mundo fazendo uma pesquisa sobre motivação e também porque éramos do Brasil, país que ele tinha uma enorme afinidade.

meknes1

Ruelas cobertas dentro da Medina

Nos convidou para um chá e falamos sobre a cultura local, histórias da cidade, curiosidades do Brasil, motivações de vida, etc. No meio da conversa nos disse que apresentaria sua esposa, o que realmente aconteceu no dia seguinte quando nos mudamos para lá. No segundo dia, quando estávamos saindo para explorar mais da cidade Aziz e sua mulher Layla nos chamaram para uma conversa, queriam nos convidar para um almoço com a família deles. Ficamos um pouco sem graça pois realmente não esperávamos mas, aceitamos o convite.

No dia marcado lá fomos nós, ansiosos para descobrir mais daquelas pessoas, de como vivem, etc. A família toda estava reunida, fomos apresentados um a um, o clima era quase de festa, nos sentimos muito bem apesar de um pouco nervosos com a situação – sempre há uma preocupação para se respeitar os costumes e não queríamos decepcionar. Uma mesa com vários petiscos já estava posta e a conversa fluiu, mesmo com o inglês básico de alguns integrantes da família que não viviam do turismo como o casal.

walk and talk marrocos

A casa era linda, decoração totalmente típica, nos serviram tudo do bom e do melhor, fizeram questão de nos ofercer os pratos mais tradicionais do país, o que não necessariamente eles comiam diariamente. Pediam para que provássemos de tudo e esperavam ansiosos pelas nossa reações, que por sorte foram super positivas, a comida estava realmente ótima. Só ficamos curiosos com o fato de que cada um pega sua própria colher ataca o cuscus na própria travessa em que é servido e já o levam a boca diretamente. Quem tá na chuva é pra se molhar, então mandamos ver e fizemos igualzinho … rsrsrs

IMG_2415 2

Interior da casa onde almoçamos e família de Aziz, Layla sua mulher à esquerda e ele à direita

IMG_2415

Comida típica marroquina e cuscuz à direita

Nos contaram suas histórias, mostraram fotos de casamentos da família onde as noivas chegam a trocar de roupa até 7 vezes durante a festa. Abriram seus corações e compartilharam conosco também suas motivações de vida, sendo uma delas a própria família, citaram a suma importância de se reunirem o máximo possível para celebrar a vida e o encontro. Ficamos extremamente gratos com o convite, com uma recepção tão calorosa e por nos integrarem em sua maior motivação.

A amizade que ficou até hoje é marca registrada da nossa passagem por Meknes, uma cidade que sempre estará nas nossas lembranças.

Por Dan España

brasileiros no marrocos

Segue um vídeo recém feito sobre o Riad Yacout da família de Aziz:

...

Comments are closed.