Walk and Talk | O que te motiva?

Dicas de viajante – Conheça Istambul de Tram

Walk and Talk Istambul

Quando chegamos na maravilhosa e dourada Istambul, logo ao deixarmos o aeroporto seguimos até o centro da cidade de metro que depois de algumas estações se conecta a outro tipo de transporte chamado tram. O tram mais se parece com um bonde, só que bem mais moderno e com inúmeros que correm sobre um trilho pelas ruas centrais, o que acaba facilitando a locomoção em toda parte turística. Suas paradas se situam em pequenas estações que se encontram nas próprias calaçadas, e com apenas 2 liras turcas que é a moeda local, se pode fazer uma viagem pelos tesouros de Istambul.

Walk and Talk - Mesquita Azul

A espetacular Mesquita Azul.

A rota do tram passa pela Mesquita Azul, a Hagia Sophia, o Palácio Topkapi, o Grande Bazar, Museu dos Azulejos, a Cisterna e também o porto de onde saem os cruzeiros pelo Bósforo, que pra quem não se lembra é aquela estreita faixa de mar que divide o continente europeu e o asiático. Todas essas atrações são absolutamente imperdíveis. Pra quem gosta de caminhadas longas também pode se aventurar em fazer os principais pontos turísticos à pé, mas o bom é saber que se pode contar com uma ajudinha do tram que sempre está logo ali ao lado.
O tram também ajuda aliviar o trânsito na super metrópole turca cujo trânsito é de enlouquecer, principalmente nas horas de rush. Vimos cenas só comparáveis ao caos do trânsito paulistano em dias de pico.

walkandtalk 2

E para comprar o ticket do tram é super fácil …

Se hospedar próximo a linha do tram é nossa dica para os futuros viajantes, algo super fácil pois toda essa região está lotada de hotéis. O bairro que mais gostamos e o queridinho dos europeus é o Sultanahmet que é lotado de bares e restaurantes com terraços divinos no último andar e inúmeras lojas de objetos típicos de alucinar. O bacana é olhar no mapa da cidade os hotéis ao redor do Four Seasons de Sultanahmet e optar aquele que se encaixa no seu bolso. Nos meses de calor os turcos tem o hábito de usar e abusar dos seus rooftops e Istambul vira uma festa, fora a vista lindíssima que esses terraços proporcionam tanto dos contornos da cidade como do Bósforo. Pra aqueles que puderem escolher o período da viagem, bacana evitar os meses de inverno.

Walk and Talk Istambul - rooftop

Vista de um Rooftop em Sultanahmet, ao fundo o Bósforo.

Ao se aventurar nas compras seja no Grande Bazar, Bazar de Especiarias ou em qualquer uma das divinas lojas de produtos típicos vale lembrar que a barganha é prática comum e deve ser feita, ou você vai pagar o triplo do que realmente vale a mercadoria. A barganha inclui a negociação de jóias em ouro tão procuradas na cidade.

Luah Galvao - Walk and Talk Istambul

Walk and Talk em entrevista no Grande Bazar.

Outra dica bacana é o bairro de Taksim, conhecido por suas ruas de compras e restaurantes. É nesse bairro que você vai encontrar as lojas de marca, os grandes magazines e marcas européias. Esse é outro destino fácil de chegar basta pegar o tram que se conecta a outro tipo de transporte chamado funicular, especial para subir o altíssimo relevo em que se situa esse bairro. A estação do funicular é super moderna, prática e está sempre abarrotada de turistas. Bacana ter cuidado com câmeras e bolsas em Taksim, pois como todo lugar do mundo com grande concentração de turistas enlouquecidos por compras, também pode atrair os trombadinhas.

walkandtalk 2

Mulheres, não esqueçam de levar um lenço para cobrir a cabeça nas mesquitas!!

Coisas que não podem deixar de ser feitas em Istambul:
Experimentar os doces turcos e os inúmeros folhados. Sair da rota dos restaurantes turísticos e provar a verdadeira comida turca. Sentar num final de tarde num rooftop e brindar a vida. Fazer um passeio pelo Bósforo para ver o sol se por do barco. Não deixar de ver todas as atrações citadas e se tiver tempo incluir também Palácio Dolmabahçe – DIVINO. E pra quem for valente não deixe de experimentar os Banhos Turcos, masss peça sempre que as massagens sejam “soft”, ou vai se lembrar delas até o final das suas férias … rsrsrsr

Para saber mais sobre a Turquia, clique aqui.

Walk and Talk | Por do sol - Bosforo

Pôr do sol visto do Bósforo.

va de trem EURAIL

...

Comments are closed.