Quando estávamos passando pela cidade Villava, cruzamos com um menininho de apenas 3 anos que estava com o seu avô. Como o pequeno garoto viu que éramos peregrinos disse “Buen Camino”! Ouvir o incentivo de uma criança tão pequena foi tão especial que paramos para agradecer por suas palavras. Começamos a conversar também com seu avô chamado Juan. Ele nos contou que havia ensinado ao neto desejar Buen Camino para todos os peregrinos que cruzasse, pois ele um dia também tinha sido peregrino. E assim começou a nos contar um pouco da sua fascinante história com o Caminho: havia perdido sua mãe há alguns anos, na ocasião ficou muito triste com o fato dela ter passado os últimos anos de sua vida cega pois tinha diabetes.

Além da tristeza que sentia, começou a pensar sobre a possibilidade dele também perder a visão nos últimos anos de sua vida, já que tinha herdado a doença de sua mãe. Esse receio começou a incomodá-lo e uma de suas preocupações foi incentivar sua esposa a aprender a dirigir, pois assim ela poderia levá-los aos lugares caso ele perdesse a visão. Mas ela tinha um bloqueio, não queria aprender, sentia medo.

Como a vida é cheia de surpresas, certo dia ele sofreu um acidente: caiu de um terraço e se quebrou inteiro. Ninguém pensou que ele pudesse voltar a andar.

Então ele lançou um desafio à sua esposa: se ela aprendesse a dirigir, ele caminharia 50km por dia até completar os 800 km do Caminho de Santiago.

E inesperadamente sua mulher que já tinha mais de 50 anos se matriculou em uma auto escola e aprendeu a dirigir!!

Esse homem não só voltou a andar como foi cumprir a sua parte do desafio aos 59 anos.

Durante o Caminho há subidas e descidas íngremes, terrenos pedregosos, dias de sol forte, dias de frio, chuva, etc e mesmo assim Juan cumpriu seus 50km por dia, o que é muito mais do que a maioria dos peregrinos consegue fazer.

Ele nos disse que demorou 3 meses para se recuperar de tamanho esforço. Esse é o poder da fé naquilo que acreditamos e do comprometimento!

Durante o Caminho estamos dedicando tempo ao que chama a nossa atenção e percebemos que essa simples ação pode trazer muito mais do que esperamos, pode nos surpreender e também nos ensinar!!!

Buen Camino a todos!

#vemcomagente #juntosnocaminho

No Comment

Comments are closed.

You may also like