Foram 3 dias e meio de caminhada entre vinículas, oliveiras e pequenos vilarejos cheios de história! Depois de Navarra, a cidade de Logroño marca a passagem para mais essa província; a menor do Caminho, mas não por isso menos intensa.

Em Navarra o verde era intenso, muitas montanhas e paisagens bem diferentes. Senti como se fosse o “jardim da infância” do Caminho. Foi lá que “nascemos” para a travessia, aprendemos a caminhar com os bastões, botas e peso nas costas, aprendemos a viver com pouco, arrumar as mochilas, acordar e dormir cedo, domar a fome, dar valor aos pés, expandir os 5 sentidos e principalmente aprendemos a desconectar da vida no Brasil e conectar com essa nova experiência do simples viver. Essa foi uma etapa interessante em que muitos símbolos da minha infância vieram à tona, ajudando numa revisão da primeira etapa da minha vida…

Em La Rioja outra etapa se apresentou, pra mim foi o ingresso no mundo da puberdade ou adolescência. La Rioja é fértil: fazendas, pastos, plantações, muito trigo, vinho e azeite… Passamos em Nájera, uma cidade interessante, aos pés de um monte poroso, cheio de cavernas suspensas, mais parecendo o velho oeste. Fizemos pic nic na praça de Navarrete, depois veio a cidade de Santo Domingo de Las Calzadas – mestre construtor do Caminho e Santo milagroso, em cuja igreja são mantidos vivos como estandarte, um galo e uma galinha absolutamente brancos (vale a pena ler sobre a lenda).

Atravessamos La Rioja mais maduros, mas com sentimentos ainda juvenis em relação à força do Caminho. Senti de uma certa forma um preparo para as etapas mais profundas que estavam por vir…

Parece que as etapas do Caminho coincidem de certa forma com a nossa vida e nos ajudam a polir e lapidar nossa história… Nesse momento já avançamos e estamos em Castilla y Leon, conhecida como a etapa mais dura e provavelmente a de maior mudança do Caminho…

Ficam aqui algumas fotos de La Rioja e logo mais postamos partes dessa longa terceira etapa que começamos a viver!!! E que venham os novos aprendizados.

Ultreya!!

366 Response Comments

Leave A Comment

Please enter your name. Please enter an valid email address. Please enter message.

You may also like