12191975_988414781181503_2257752378487504787_n

Nessa foto o contraste entre a nova civilização marcada pelas construções coloniais e modernas na cidade de Cusco – fundo, e a cidade Inca de Sacsayhuamán. As montanhas ao redor viram o despertar dessas 2 culturas diferentes em tudo. A sociedade nativa ancestral frente ao colonizador europeu. A região foi palco de uma rígida e impetuosa dominação, de uma ruptura de toda sabedoria indígena frente ao novo e moderno mundo.

Mas algo nos intrigou e chamou muito a atenção… Mesmo sem o requinte tecnológico e conhecimento arquitetônico implementados pelos colonizadores, as construções incaicas nos pareceram mais robustas, firmes e muito mais impressionantes do que qualquer advento moderno. E quando submetidas aos eventuais abalos sísmicos da região, o ancestral seguiu de pé – firme e forte, com suas paredes de pedra monumentais talhadas, polidas e encaixadas com perfeição (um mistério pra muitos até hoje), enquanto as novas construções vieram ao chão pela mão impetuosa da natureza.

E aí nos surge uma questão: se a antiga civilização não tivesse sofrido uma brusca intervenção, qual teria sido o seu avanço ao longo do tempo? Talvez infinitamente maior do que possamos imaginar!

No Comment

Comments are closed.

You may also like