As danças folclóricas são super típicas no Perú. Cada região tem sua maneira de bailar, suas vestimentas próprias e temas musicais que acompanham os passos. Grande parte das danças é praticada em casais, que mais do que dançar, muitas vezes parecem jogar. Em alguns restaurantes “para gringo ver”, um pequeno show com essas danças é bem comum. Você assiste e ao final dá uma caixinha para a banda e dançarinos.

E não é que ontem o Dan entrou na roda, foi tirado pra dançar e mal sabia que acabaria a música com vestes típicas… “femininas”!!! E o bonito aproveitou o saião para rodar, girar, brincar… até porque, uma vez na chuva, melhor logo se molhar!

Dica: Aproveitando o assunto, para aqueles que forem para Cusco, existe um ticket que se chama “Boleto turístico del Cusco”, é valido por 10 dias e inclui 16 atividades. O boleto inclui as principais atrações na cidade e ao redor. Custa 130,00 soles e é bem mais barato do que cada atividade paga à parte (para se ter uma idéia apenas uma das atrações custa 70,00). Uma das atrações é o “Centro Qosqo de Arte Nativo”, onde pode-se assistir à um show de uma hora que mostra as danças típicas peruanas por cada região, acompanhadas por um grupo de música folclórica. O espetáculo começa todos dias às 19h, mas desde às 18:30 a fila já fica grande. Então vale a pena ir mais cedo para conseguir lugar. No dia que fomos o espetáculo lotou, tanto que abriram uma sessão extra. Encontramos um casal de Brasília e acabamos sentando juntos.

Não adianta esperar um show da Broadway, mas vale para entender um pouco das tradições peruanas. Pra mim o mais interessante foi ver as vestimentas tradicionais de cada região. As cores, os bordados e os acessórios são muito interessantes, não temos nada parecido no Brasil.

Fica a dica de um show típico gratuito para os próximos viajantes à Cusco e para os que não forem ao Perú, o Danilo, que já está craque, está prometendo aulas práticas… rsrsrsrs

No Comment

Comments are closed.

You may also like