Dan e Luah walk and talk

Voo de ida para a Jordânia, essa companhia serviu a melhor refeição a bordo que já experimentamos!

Muitos ao longo da viagem e mesmo agora no regresso ao Brasil nos perguntam sobre detalhes técnicos buscando, através do nosso expertise, respostas que ajudem em seus próprios projetos e viagens. Estamos escrevendo algumas “Dicas de Viajante” justamente para dar essa força. Dessa vez vamos falar sobre uma das questões mais levantadas: a compra de tickets aéreos e a escolha de companhias ao redor do mundo. Como escolher vôos que tenham um custo X benefício interessante?!

Em boa parte da viagem usamos a passagem Volta ao Mundo, uma modalidade bem interessante de ticket pra quem quer passar um tempo maior rodando os continentes. Um dos primeiros posts do nosso Blog conta exatamente como e onde fazer essa emissão. Mas a Volta ao Mundo não supriu todas as nossas demandas pois além de sua validade ser de 1 ano e nosso projeto ter durado 2, ela é um bilhete com um número  limitado de vôos, então buscar por passagens acabou virando uma rotina pra nós…

danilo walk and talk

Aeroporto também é local de trabalho para viajantes! rsrs

Testamos inúmeras formas e maneiras de comprar nossos bilhetes e esperamos que essa matéria ajude economizando tempo e dinheiro dos futuros viajantes. Já de cara vale comentar que o mundo tem muito mais Cias Aéreas do que podemos imaginar. Aqui do Brasil não temos a menor noção das inúmeras opções que abastecem as rotas globais e é exatamente por isso que vale a pena contar com ferramentas de busca online que nos auxiliam nesse processo de cotação e compra.

Pra quem acha que é fácil buscar manualmente pelas opções existentes entrando direto nos sites das Cias aéreas está enganado. Isso toma um tempo violento, e o pior, durante a busca os preços podem oscilar incrivelmente. Muitas vezes no início da viagem, perdemos passagens com valor super promocional pelo excesso de tempo gasto nas cotações. Encontrávamos um ticket excelente mas continuávamos tentando achar algo melhor em Cias concorrentes, quando decidíamos comprar o tal bilhete, cadê?! Aquele valor de tarifa já tinha sumido do mapa. Triste!! Aqui já vai uma dica: não vale a pena perder seu precioso tempo com buscas manuais entrando em todos os sites de Cias aéreas que existem, melhor buscar ajuda nos sites que auxiliam eletronicamente essa pesquisa. Os robôs de busca são muito mais eficientes que nós!!

Luah Galvao e Danilo Espana

Em país de língua árabe fica fácil fácil entender as placas …

Usamos vários desses sites mas um deles acabou ficando mais presente em nossa rotina. Gostamos muito do custo X benefício X facilidade do Expedia, ele nos ajudou muito na compra das passagens aéreas. Por que o elegemos como o mais funcional?!

Primeiro porque os preços são muito bons. Várias vezes testamos os valores: o Expedia nos dava uma opção de vôo “x”, não satisfeitos íamos checar a tarifa no próprio site da Cia em questão. Para nossa surpresa o preço oferecido estava geralmente abaixo dos valores praticados diretamente pelas companhias. Não conseguem isso por mágica mas sim porque tem uma enorme demanda e bons acordos de valores.

Outra coisa interessante, o Expedia muitas vezes dá como opção ida e volta com Cias aéreas diferentes, ele consegue fazer uma combinação de tarifas promocionais que a gente não conseguiria fazer manualmente. Muitos concorrentes ofertam valores que parecem ainda mais atrativos, mas quando o viajante fecha a compra vem aquela surpresinha desagradável: o valor oferecido não estava acrescido das tarifas e taxas de embarque e o preço que “parecia” bom, depois desses acréscimos não é mais tão bom assim…  Chegamos a passar por isso em alguns sites e acabamos cancelando a compra antes de emitir a passagem. Gostamos do Expedia pois o valor apresentado é sempre o total à ser pago, sem sustinhos desagradáveis no final.

dormindo no aeroporto

Vai uma sonequinha no aeroporto da Nova Zelândia?

O legal é que nunca tivemos problema nos vôos, nossas reservas estavam sempre corretas. Em uma das compras precisamos alterar a data do embarque e conseguimos falar facilmente com a equipe de atendimento do Expedia. Nas viagens que fizemos voamos com Cias aéreas excelentes que nunca tínhamos ouvido falar e que se dependesse de nossa busca manual, nunca estariam em nossas pesquisas.

Mais uma dica aos futuros viajantes, muitos destinos, mesmo que relativamente próximos fisicamente, não possuem vôos diretos, portanto necessitam de uma ou mais conexões, que na maioria das vezes não são feitas pela mesma companhia. Buscar pelas conexões e calcular o tempo em solo necessário para a troca de aeronave não é uma tarefa muito simples. Muitos dos aeroportos do mundo tem diversos terminais e o tempo de deslocamento entre um e outro pode levar mais de meia hora. Vale mesmo a pena se atentar para esse detalhe que pode comprometer sua viagem. Os robôs de busca desse tipo de ferramenta online conferem se é possível ou não fazer determinadas conexões, sugerindo as melhores opções para a compra. De qualquer modo, vale a pena assegurar-se do tempo em trânsito e checar informações sobre os aeroportos envolvidos em suas conexões.

Nós não perdemos nenhum vôo na viagem mas em alguns momento “quase”. Tivemos que correr muitooo no Heathrow – aeroporto de Londres que é gigantesco e lindo, lindo e gigantesco. E em Singapura quase perdemos o vôo tamanho nosso encanto com o aeroporto, ficamos passeando naquela maravilha e quase não embarcamos. O único vôo que não embarcamos foi no trecho Jakarta, na Indonésia para Ho Chi Minh no Vietnã, só que nesse caso nosso problema foi com o visto, mas esse capítulo dos vistos a gente deixa para o próximo “Dicas de Viajante”…

danilo e luah walk and talk

Heathrow, um dos maiores aeroportos que passamos!

Se você tem alguma idéia de post que possamos escrever pra te ajudar, conta pra gente!!

Por Luah Galvão

No Comment

You can post first response comment.

Leave A Comment

Please enter your name. Please enter an valid email address. Please enter message.

You may also like