Ao longo do Caminho de Santiago fomos conhecendo os tipos de hospedagem disponíveis pela jornada e ao contrário do que muitos pensam, não são apenas albergues que estão disponíveis pra nós peregrinos.

Descobrimos espalhadas por vilas e povoados do Caminho as chamadas Casas Rurais. Uma opção não muito utilizada no Brasil, mas que achamos muito bacana conhecer e nos hospedar. A Casa Rural não é um Bed and Breakfast e também não é um hotel no campo. Ela parece com as casas que conhecemos para alugar nos finais de semana mas com algumas diferenças interessantes. Nas Casas Rurais é possível alugar apenas um quarto dentro de uma casa completa e utilizar de todas as benfeitorias da casa: sala de estar, cozinha completa, jardim, lavanderia, etc… E não precisa ser apenas aos finais de semana.

Essa é uma opção sensacional pra quem precisa descansar melhor em uma das duras etapas do Caminho, lavar as roupas e cozinhar tranquilamente.

Muitas das casas tem suítes completas, outras dormitórios bem gostosos com banheiro compartilhado. Como em geral as casas não tem mais do que 2 ou 3 quartos, então é muito tranquilo dividir com outros hóspedes que venham a estar na Casa nas mesmas datas. O melhor de tudo isso é que o valor do quarto em uma Casa Rural é o mesmo do que de uma Pensão ou Hostel, outras 2 modalidades de hospedagem que podem ser igualmente encontradas pelo Caminho. Mas pra nós, a Casa Rural ainda tem mais vantagens e peregrinos geralmente tem desconto nas tarifas.

Nossas experiências foram todas excelentes. Algumas vezes acabamos ficando com a Casa inteira pra gente, outras alugamos junto com amigos feitos ao longo do Caminho ou ainda nos hospedamos com peregrinos que acabaram se tornando amigos. Os papos sempre foram ótimos e renderam boas histórias.

O bacana é aproveitar quando tem mais gente na Casa e combinar um jantar ou vinho juntos, até porque as Casas além de super equipadas ainda tem todos os temperos para ajudar na cozinha…

Muitos dos guias tradicionais do Caminho de Santiago não tem muitas opções de Casa Rural, mas basta colocar o nome da localidade no Google e buscar por Casa Rural que as opções vão aparecer. Depois basta enviar um email ou ligar para os proprietários e combinar o horário de chegada. Vale muito a pena…

Essa é uma dica não só para peregrinos como para quaisquer turistas interessados no interior da Espanha.

Foi em numa dessas Casas pelo Caminho, em Muruzábal, povoado onde paramos para conhecer a misteriosa eremita chamada Eunate, que conhecemos Miguel, um senhor mexicano de Guadalajara, professor de Ioga e buscador do caminho de luz e evolução. Foi num papo na cozinha de “casa” que ele nos entregou inúmeras pistas sobre a simbologia e o verdadeiro sentido do Caminho de Santiago. Foi uma aula de simbolismos e história. Ele nos despertou, logo no início da jornada, para muitas lições e aprendizados que viriam logo adiante…

Por esses papos transformadores que é tão válido o exercício do compartilhamento ao longo do Caminho. Estar aberto ao outro, mesmo aquele do quarto ao lado, faz parte da vivência dessa jornada alquímica.

Separamos aqui algumas Casas Bacanas em que ficamos para compartilhar com vocês:

Casa Rural Montedeio em Villamayor de Monjardín:

http://www.casaruralmontedeio.com

Adoramos esse lugar, os quartos são lindos, cozinha toda equipada, uma agradável área externa e os donos são pessoas muito especiais. Fomos extremamente bem atendidos e cuidados. A experiência não podia ter sido melhor. Estivemos junto com um casal de holandeses que caminharam e se hospedaram novamente conosco em outra etapa da jornada.

Casa Rural Osa Mayor em Valtuille de Arriba:

http://www.osamayor.es

Essa casa já foi premiada e realmente é de tirar o chapéu. Todos os detalhes fazem do lugar um recanto para ócio criador. A dona é uma professora da região super amável e não deixa faltar nada à seus hóspedes. A casa tem uma horta e área externa com mesa ao pé da árvore. Peregrinos tem desconto na tarifa.

Casa Rural La Alpargatería em Villafranca Montes de Oca:

http://www.homeaway.com/vacation-rental/p24593tr#photo

Sem palavras para descrever a receptividade de Silvia Oca, a jovem dona dessa Casa Rural. Uma pessoa que sabe o verdadeiro sentido da palavra hospitalidade. A propriedade tem 2 andares com quartos, e 2 cozinhas com sala de estar no térreo. Como em todas as casas rurais, os quartos são bem diferentes entre si, então vale a pena dar uma olhada e escolher. Nessa casa estavam conosco 2 amigas dos EUA, um inglês e 2 senhoras da croácia. Para os que estão fazendo o Caminho de Santiago, esse lugar é perfeito para descansar as pernas antes de subir a cadeia de montanhas que vem logo em seguida.

Casa Rural Villazón em Muruzábal:

http://www.casavillazon.com

Pra quem estiver fazendo o Caminho e quiser conhecer Eunate, essa casa é uma excelente opção, talvez a única do povoado que é minúsculo. Foi nessa casa que encontramos Miguel da história que contamos acima. A propriedade é bem grande, confortável e tem um jardim bem gostoso e ensolarado. Não está novinha como as outras mas nela a gente se sente em “casa”. A dona é uma simpatia e tem mais uma casa em Óbanos; próxima vila do Caminho.

Casa Rural La Calleja em Castañeda:

http://www.toprural.pt/Casa-rural-aluguer-completo/La-Calleja_90934_f.html

Essa é uma opção bem bacana pois no mesmo terreno existem duas casas bem diferentes com um jardim comum. Ambas equipadas com cozinha completa e que podem ser alugadas integralmente ou por quarto ou suíte. Uma das casas acabou de ser reformada e a decoração de ambas é super requintada e cheia de detalhes. Adoramos nossa estadia por lá. Peregrinos aqui também tem uma tarifa diferenciada. (No link acima estão faltando as fotos da nova casa)

Obs: os preços que estão nos sites em geral são referentes ao aluguel da Casa inteira. Para alugar apenas um quarto é preciso perguntar sobre os valores.

Ficam aqui mais algumas dicas do Walk and Talk no Caminho de Santiago. Nos vemos em breve!!

PS. Matéria publicada pelo Walk and Talk no Blog “Casas Bacanas”

https://blogcasasbacanas.wordpress.com/2014/08/19/casa-rural-uma-opcao-legal-no-interior-da-espanha/

1,827 Response Comments

You can post first response comment.

Leave A Comment

Please enter your name. Please enter an valid email address. Please enter message.

You may also like