Antes de mais nada, legal dizer que talvez a coisa mais importante da mochila de um peregrino seja o calçado. É ele que vai possibilitar que a gente chegue ao destino final sem maiores complicações.

Um amigo, que já tinha feito o caminho, comentou que todos os dias conversava com seus pés… hoje entendemos exatamente o que ele quis dizer! Nossos pés são nossos fiéis escudeiros durante as centenas de quilômetros percorridos. São eles que nos transportam ao longo das distâncias que não estamos acostumados e carregando o peso extra das mochilas…

Eu (Luah), comecei a falar com meus pés também, agradecendo todo santo dia pelo esforço que tem passado. O melhor que um futuro peregrino tem a fazer é escolher “o” calçado perfeito para os pés. Não importa se botas ou tênis, cano alto ou baixo, o importante é que sejam impermeáveis para proteger da chuva, super confortáveis e um

número maior que o usual, pois no caminho é indicado usar 2 meias – uma grossa e confortável e uma fina por baixo que retire o suor do pé durante as longas caminhadas. Um bom calçado certamente vai garantir as andanças no caminho.

Um detalhe importante: as papetes tem que estar na mochila também!! Muita gente caminha de papete, nós chegamos a fazer etapas inteiras assim.

Meia + papete – parece coisa de gringo, mas salva a pátria muitas vezes. Alguns dias foi insuportável caminhar de botas. Com o calor elas vão incomodando e incomodar = bolhas nos pés. Trocar o tipo de calçado no meio do percurso pode salvar o peregrino!

Fora isso, ninguém anda de botas depois que chega no final do dia. A primeira coisa que todo peregrino faz é tirar o calçado da caminhada, lavar as meias e deixar o pé respirar até o dia seguinte. Nessa hora as papetes são super necessárias. Mais um detalhe importante, nos albergues e hospedagens do Caminho as botas tem que ser deixadas na entrada, só papetes ou chinelos circulam pelo local.

Então amigos, o negócio é escolher à dedo o calçado ideal, usar antes da viagem para amaciar e… de hoje em diante toda vez que olhar alguém usando papetes com meia, não tenha preconceitos, ele pode ser um peregrino!!

Ultreya…

No Comment

Comments are closed.

You may also like