Hoje acordei melancólica, já sinto o final do Caminho chegando… Ontem até lágrimas caíram quando pensei que em poucos dias chegamos até Santiago. Tenho vontade de começar tudo de novo!

Iniciamos nosso dia depois que a maior parte dos peregrinos já estava na estrada. Estamos diminuindo o ritmo para curtir com calma cada momento precioso dessa mágica jornada.

Na saída de Sarria, onde dormimos, passamos para conhecer uma construção bem antiga conectada à uma igreja. Entrei e levei um baita susto quando uma voz grave e forte saiu de uma salinha à direita “Necessitas algo?!”, como não tinha visto a salinha e estava concentrada, o coração pulou… Era um padre, super boa gente que me deu as boas vindas e nos explicou um pouco sobre o lugar. Mostrou o caminho para a antiga igreja e quando entramos, tudo estava decorado com muitas flores brancas e velas de vários formatos. Olhei para o lado e vi uma sutil e delicada imagem de Santiago, talvez uma das mais bonitas do Caminho. Aos seus pés alguns santinhos com uma oração peregrina. Foi aí que tive um clique… Hoje é dia de Santiago, o patrono desse Caminho lindo. Por isso a igreja estava toda decorada, já pronta para a missa especial de comemoração.

Me emocionei e agradeci por ser lembrada de uma maneira tão simbólica desse dia. Agradeci por estar nessa jornada e por viver cada uma das experiências que vivemos nos últimos 45 dias. Aliás, hoje faz exatamente um mês e meio que estamos no Caminho…

Me lembrei de muitas pessoas que pediram pra fazer uma reza especial ao chegar em Santiago: amigos brasileiros, pessoas ao longo da jornada… Muitos respeitam e agradecem o Santo por benesses ou milagres recebidos, outros pela experiência que tiveram ao fazer o Caminho. Dentre a lista de pessoas que estamos levando no coração está Seu Vistoriano Aguiar…

Chegando em Burgos por um caminho alternativo que atravessa um grande parque, passamos por Vistoriano que abre um sorriso e nos deseja “Buen Camino!!”. Agradecemos. Ele acenou novamente pedindo para esperarmos. Quando chegou até nós se apresentou e pediu para que lembrássemos dele em Santiago e que rezássemos um Pai Nosso por ele. Topamos na hora. Ele nos abraçou e disse “Sabe, meus últimos 10 anos de vida foram um presente de Santiago!! Sou muito grato à ele. Fui diagnosticado com um câncer muito difícil de tratar. Não queria morrer, então comecei rezar para Santiago. Não podia peregrinar por causa do tratamento, mas pedi que me levassem até Compostela de carro e lá pedi sua ajuda. Essa semana celebro 80 anos, os últimos 10 ganhei de presente!”

Enquanto anotava seu nome para lembrar na chegada à Santiago, ele completou “Sabem, não sou daqui. Moro longe, em uma cidade fora do Caminho, estou aqui para comemorar meus 80 anos com meus filhos que vivem em Burgos. Acabei de chegar e saí para dar uma volta no parque. Não acredito que encontrei vocês… e que me entendem!! Não tenho como ir andando até Santiago mas sei que vocês vão fazer isso, por favor lembrem de mim chegando lá!! Esse será meu presente de 80 anos!”

E completou dizendo que está junto com sua esposa faz 58 anos, 53 de casados. “O amor é a coisa mais importante dessa vida.” – concluiu ao final da conversa. Nos abraçou emocionado, seus olhos estavam cheios de lágrima e nos desejou um “Buen Camino”, daqueles que vem do coração!! Não vamos mais esquecer desse encontro e em mais alguns dias vamos cumprir com nossa promessa!!

E com essa história real desse Caminho tão lindo festejamos o dia do apóstolo Santiago.

Aqui vai nosso abraço apertado também ao José Palma, fundador do Caminho do Sol – caminho preparatório no Brasil para quem quer fazer o Caminho de Santiago. Hoje o Caminho do Sol Brasil celebra 12 anos!!! Logo mais estaremos trilhando também essa jornada pelo interior de SP.

Hoje é um dia duplamente especial…

Ultreya!!

(Ps: daqui do Caminho não estamos conseguindo colocar legenda nas fotos, escrevemos as descrições como comentário..

No Comment

Comments are closed.

You may also like